Perfil de Competências do Enfermeiro na área de Ortopedia e Traumatologia

 

As competências do Enfermeiro de Ortopedia e Traumatologia reúnem, naturalmente, as competências atribuídas pelo Estatuto da Carreira de Enfermagem, as competências definidas pelo Conselho de Enfermagem, as conferidas ao enfermeiro de cuidados gerais e por último as caracterizadas pelo Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros. Tais competências desenvolvem-se nos domínios da Prática, da Prestação e Gestão e do Desenvolvimento, segundo a definição aprovada pelo Conselho de Enfermagem, das competências imputadas ao Enfermeiro de Cuidados Gerais.

No domínio da Prática, a nível profissional, ético e legal. No domínio da Prestação e Gestão o nível da qualidade dos cuidados e por fim, no domínio do Desenvolvimento, a nível da valorização profissional e formação contínua. É a no domínio da prestação e gestão dos cuidados que podemos encontrar um rol de competências que define e torna singular, a acção do Enfermeiro de Ortopedia e Traumatologia.

O objectivo fulcral na actuação do Enfermeiro de Ortopedia e Traumatologia é prevenir, promover e restabelecer a saúde dos indivíduos que podem vir a desenvolver ou já desenvolveram alterações músculo-esqueléticas. O Enfermeiro de Ortopedia e Traumatologia actua, para, prevenir e corrigir as alterações detectadas, no âmbito do sistema musculo-esquelético. 

É o Cuidar, enquanto, visão globalizante que nos permite, reconhecer os problemas de saúde abrangidos, identificar as necessidades sentidas, planear as intervenções específicas, pôr em prática os cuidados correctos, avaliar e validar os resultados esperados e envolver a pessoa a cuidar, em todo este processo.

São, estas as competências, que minimizão os riscos, reforçam a nossa intenção, orientam a nossa conduta no acto de cuidar, providenciando ganhos em Saúde. São, estas as competências que validam as nossas intervenções, permitindo-nos atingir os padrões de qualidade para o exercício profissional estabelecidos pela Ordem dos Enfermeiros, na busca incessante pela melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem a prestar aos cidadãos. 

Perfil de Competências do Enfermeiro na área de Ortopedia e Traumatologia