Condutas Orientadoras do Enfermeiro na área do Bloco Operatório de Ortopedia Traumatologia

 

 

Os primeiros enfermeiros de sala de operações surgiram nos Estados Unidos da América, decorria o ano de 1880 (Dias Pinheiro, 1994). Mas, só em 1978 surge o conceito de Enfermagem Perioperatória, que assenta numa filosofia própria: “O Enfermeiro perioperatório identifica as necessidades físicas, psicológicas e sociológicas do indivíduo, põe em prática um plano de cuidados individualizados que coordene as suas acções, baseado nas ciências humanas e da natureza, a fim de restabelecer ou conservar a saúde e o bem-estar do indivíduo, antes, durante, e após a cirurgia.” (Oliveira, 2014)

Em 1986 é fundada a AESOP - Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses. A grande evolução na Enfermagem perioperatória ocorreu a partir dos anos noventa, quando os enfermeiros começaram a utilizar o processo de Enfermagem, em substituição do modelo biomédico. Actualmente a missão do enfermeiro perioperatório é garantir e disponibilizar ao doente cirúrgico, cuidados de enfermagem específicos e de qualidade. O “saber ser” no bloco operatório implica consciência cirúrgica, motivação, espírito de equipa, rigor profissional, autodomínio, destreza, rapidez, facilidade de adaptação, espírito crítico, facilidade de concentração, resposta rápida a emergências e controlo de stress. O “saber fazer” também tem que estar presente nas competências do enfermeiro perioperatório, pois representa o conjunto dos conhecimentos, habilidades e práticas necessárias para o desempenho global do conteúdo funcional do enfermeiro do perioperatório. (Oliveira, 2014)

Desta maneira, o enfermeiro perioperatório deve nas suas intervenções, manter um ambiente físico, emocional e psicológico seguro para a pessoa cuidada, demonstrando conhecimentos baseados nos saberes e nas mais recentes investigações relacionadas com a qualidade dos cuidados perioperatórios.

 

Condutas Orientadoras do Enfermeiro na área do Bloco Operatório de Ortopedia Traumatologia

Associação dos Enfermeiros Portugueses de Ortopedia e Traumatologia

Plano de Atividades

Contacte-nos

Para mais informações adicionais:
(+351) 96 515 81 29

info@aepot.pt →